PCP visitou Fortaleza de Angra do Heroísmo

No <i>inferno</i> dos presos políticos

Uma delegação do PCP, composta por Manuela Bernardino, do Secretariado, Francisco Melo, do Comité Central e director das Edições Avante!, e Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, visitou no passado dia 7 a Fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Esta visita, pedida pelo PCP, teve como objectivo conhecer mais de perto as instalações que serviram de prisão política do fascismo.

Cordialmente recebida pelo Coronel Nuno Rocha e pelo Tenente-coronel Silveira, a delegação do PCP foi posta ao corrente da história militar da fortaleza, cuja construção remonta à dinastia filipina. A sua utilização como prisão política é praticamente desconhecida pelos actuais responsáveis e os vestígios desta componente são raros – as casernas, onde eram concentrados os presos, por exemplo, já não existem.

Já a famigerada poterna permanece, embora muitos desconheçam que para ali foram enviados, em terríveis condições, os prisioneiros políticos alvo de castigos. No local, a delegação do Partido pôde confirmar as terríveis condições em que esses castigos eram cumpridos – a poterna era uma espécie de poço com cerca de 15 metros de profundidade e cerca de 3 metros de altura no ponto mais alto da sua cobertura em forma de abóbada. No interior quase não entra a luz, e o ar respirava-se com dificuldade. O cheiro era, na maior parte das vezes, nauseabundo, dado que os presos tinham de fazer as suas necessidades no fundo do poço. As «camas» eram os degraus da escadaria e os presos não tinham nem enxergas nem cobertores, caindo-lhes em cima, permanentemente, pingas de água.

 Do ponto de vista militar, a poterna era uma espécie de túnel, que permitia sair do forte quando este se encontrava sitiado, para atacar as tropas sitiantes.

 Num artigo publicado no Avante! em Março de 1997, Sérgio Vilarigues (um dos presos que conheceu, por dentro, a poterna) conta que a fortaleza de Angra era, por vezes, «um verdadeiro inferno para os presos – invasão das casernas por elementos da GNR; espancamentos à coronhada sob os pretextos mais fúteis; e presos feridos com os estilhaços das balas, atiradas contra os presos que se encontravam de “castigo” no célebre Calejão que, com as terríveis Poterna e Furnas formavam uma trilogia inesquecível». Na fortaleza, relçava Vilarigues, perderam a vida três prisioneiros, um dos quais Francisco da Cruz, operário vidreiro da Marinha Grande, participante no movimento revolucionário do 18 de Janeiro de 1934. Também Bento Gonçalves por ali passou, antes de rumar ao Tarrafal, de onde não sairia vivo.

Fazendo um balanço desta visita, Manuela Bernardino e Francisco Melo consideraram-na útil para o Partido conhecer melhor as condições prisionais do fascismo e para enriquecer a própria história daquela fortaleza. Os actuais responsáveis por aquela instalação militar também se mostraram interessados em conhecer melhor aquele negro período da história da Fortaleza de São João Baptista. 



Mais artigos de: PCP

Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários

Distribuições de folhetos, mini-comícios, tribunas públicas, cordões humanos e buzinões – de tudo isto se fará, hoje, a jornada nacional de esclarecimento e protesto do PCP contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no dia em que estas medidas começam a fazer-se sentir.

Elemento inspirador para a luta de hoje

Na sessão evocativa dos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal no Tribunal Plenário de Lisboa, em Maio de 1950, que o Avante! tratou resumidamente na passada edição, Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, destacou algumas características do pensamento e acção de Álvaro Cunhal, que reproduzimos nestas páginas.  

Um coração grande que sucumbiu à tortura

A morte de Carlos Pato no forte de Caxias, a 26 de Junho de 1950, em resultado das violentas torturas a que foi submetido, é mais um hediondo crime do fascismo que é necessário lembrar, para que não caia no esquecimento.

Não às portagens nas SCUT

É já no próximo dia 9 que a Assembleia da República analisa o pedido de apreciação parlamentar ao decreto-lei que introduz portagens nas SCUT do Norte do País, medida que a bancada comunista considera profundamente errada e injusta.

 

A festa até à Festa!

Aos fins-de-semana, e até Setembro, a Quinta da Atalaia fervilha de agitação, com as jornadas de trabalho, os almoços e jantares de convívio e os cursos de formação. De tudo isto se fará a festa até à Festa.

<i>Artigo 38º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» In Constituição da República Portuguesa   Silenciar propostas alternativas  A...

Organizar para intervir

Momento alto na vida da organizações do PCP, realizou-se, no dia 19 de Junho, a 9.º Assembleia de Organização Concelhia de Montemor-o-Novo.

Solidariedade com os trabalhadores da <i>InvestVar</i>

Uma delegação do PCP de Ovar esteve, anteontem, à porta da InvestVar (ex-Aerosoles) para manifestar solidariedade com os trabalhadores da empresa que enfrentam, com as piores expectativas, um despedimento colectivo, o que na prática corresponde ao desmantelamento do grupo e mais um crime...

PCP condena despedimentos na <i>Controlinveste</i>

O Controlinvest, um dos principais grupos económicos nacionais no sector da comunicação social, anunciou, no início da semana, o encerramento dos jornais 24 Horas e Global Notícias e o despedimento colectivo dos jornalistas e outros trabalhadores que não forem integrados...

PCP contra a política de desastre nacional

Jerónimo de Sousa participou, quinta-feira, num comício nas Caldas da Rainha, onde estiveram mais de 250 pessoas. Ali, o Secretário-geral do PCP lembrou que, perante a ofensiva que o Governo PS e o PSD acordaram para impor ao trabalhadores e ao povo português, é necessário...

Reforçar o Partido

Mais de 700 pessoas participaram, sábado, na Festa da Fraternidade, em Queluz. A iniciativa promovida pelas três organizações de freguesia do PCP na Cidade, recuperou uma festa semelhante que, até meados dos anos 80, o Partido realizava naquela localidade do concelho de Sintra.  A...

Inaugurado o CT de Paço de Arcos

O Partido tem, desde o último fim-de-semana, melhores  condições de acção e de intervenção junto dos trabalhadores e das populações das vilas de Paço de Arcos e Oeiras, na sequência da inauguração do novo Centro de Trabalho do...

Entrega das maquetas até o dia 3 de Julho

A Organização Regional de Setúbal da JCP está a preparar o Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, com as respectivas finais concelhias que vão decorrer entre os dias 17 e 24 de Julho. A entrega da maquete tem como data limite o dia 3 de Julho e cada banda...